sexta-feira, 16 de abril de 2010

Flavio de Carvalho

Flavio de Carvalho, New Look, 1956. Desenho e paseata por São Paulo

Revista Manchete, Out, 1956

Revista O Cruzeiro, Nov, 1956

[PT] O único trabalho de Flávio de Carvalho [n. 1899, Rio de Janeiro - m. Valinhos, 1973] incluído na mostra é o New look [1956]; um traje executivo masculino, concebido especificamente para as condições climáticas, econômicas e culturais do homem urbano nos trópicos. Segundo Flávio de Carvalho, o traje executivo corrente era anti-higiênico, pois o design fechado e de tecido grosso recolhia e guardava o suor do corpo. A solução proposta pelo New look era melhorar a circulação do ar ao redor do corpo, ao defender o uso de uma minissaia branca pregueada e uma camisa leve de manga curta de cor viva, com orifícios na área axilar e uma estrutura de metal em seu interior que separaria a roupa do corpo da pessoa que a usasse. Em vez de expor o traje ou alguma réplica, serão exibidos revistas e jornais que, em 1956, documentaram amplamente o lançamento nas principais de São Paulo de sua vestimenta futurista tropical (incluindo a revista Time), que se tornou conhecido como a Experiência nº 3 como parte da série de experiências de Flávio de Carvalho para o estudo da psicologia de massas. - I.G.

[EN] The only work by Flávio de Carvalho [b. [n. 1899, Rio de Janeiro - d. Valinhos, 1973] included in the show is his New Look [1956]; a male business suit, designed specifically for the climatic, economic, and cultural conditions of the urban man in the tropics. According to de Carvalho the common business suit was unhygienic, because of its enclosed design, which trapped the body’s sweat within the heavy clothing’s texture. The solution proposed by his New Look was to improve air circulation around the body, by incorporating a white, pleated miniskirt and a light short sleeved shirt of vibrant colors, with openings around the armpit area and a metal structure on the inside to separate the fabric from the wearer’s skin. Instead of showing the suit or a replica, the exhibition will include a significant number of magazines and periodicals (including Time magazine) that widely documented the 1956 street launch of his futuristic tropical apparel, for which Flávio de Carvalho carried out his Experiência no 3, as part of the series of his experiences to study crowd psychology. - I.G.