sexta-feira, 16 de abril de 2010

Cristina Lucas


Cristina Lucas, You can walk too, 2006

[PT] Duas outras obras na mostra abordam mais diretamente as construções culturais da identidade de gênero e sua possível desconstrução.No caso de Cristina Lucas, seu vídeo You can walk too [2006], representa literalmente uma metáfora sexista usada por diferentes escritores ingleses ao longo da história, mostrando mulheres que tentam destacar-se na sociedade como “cães que andam sobre as patas traseiras”. A obra de Lucas é uma sequência em que diferentes cães de uma aldeia emancipam-se de suas donas, deixando seus lares sobre as patas traseiras.

Voice over no começo do video:

"Nick Greene, dissera que uma mulher representando lembrava-lhe um cachorro dançando. Johnson repetiu essa frase duzentos anos depois a propósito das pregadoras de saias. E aqui, disse eu abrindo um livro sobre música, temos as mesmas palavras novamente usadas neste ano de graça de 1928, sobre as mulheres que tentam escrever música: 'Senhor, a composição de uma mulher é como o andar de um cachorro sobre as patas traseiras. Não é bem-feita, mas já surpreende constatar-se que de qualquer modo foi feita'. Com que exatidão a história se repete..."


Virginia Woolf, Um teto todo seu, 1929

[EN] Two works included in the exhibition deal more directly with cultural constructs in gender identity and their possible deconstruction. In the case of Cristina Lucas [b. 1973, Jaen], her video You Can Walk Too (2006), literally represents a sexist metaphor used by different English writers throughout history, to represent women who try to stand out in society as “dogs who walk on their hind legs.” Lucas’ work is a sequence in which different dogs of a village escape from their female masters and leave their homes walking on their hind legs.

Voice over at the beginning of video:

"Nick Greene, said that a woman acting put him in mind of a dog dancing. Johnson repeated the phrase two hundred years later of women preaching. And here, I said, opening a book about music, we have the very words used again in this year of grace, 1928, of women who try to write music. 'Sir, a woman’s composing is like a dog’s walking on his hind legs. It is not done well, but you are surprised to find it done at all.' So accurately does history repeat itself..."

Virginia Woolf, A room of one's own, 1929